03 - chamadas Bloco-3 Participação Institucional

INAUGURAÇÃO DA IGREJA DE GALAMARES

Um sonho, uma determinação, uma luta de várias décadas. O passado dia 7 de Janeiro, foi um dia emotivo, satisfação e de realização da comunidade local cristã, a finalização da tão esperada obra tinha chegado ao fim. Este dia foi marcado pela inauguração da nova Igreja de Galamares, que substitui o anterior pavilhão metálico onde se celebrava a eucaristia durante a ultima década. A celebração foi presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, que reuniu perto de duas centenas de pessoas que assistiram à bênção da nova Igreja e dedicação do seu altar.

A oração de bênção que fizemos sublinha a alegria por oferecer a Deus esta igreja. Um sonho acalentado ao longo de vários anos e que hoje se torna realidade, graças à dedicação e empenho da comunidade e dos senhores priores. Um obrigado a todos os que contribuíram para a sua edificação. É uma igreja para o Senhor, para Ele estar connosco e nós estarmos com Ele”, salientou o prelado, na homilia da celebração.

A nova igreja pertence à Paróquia de São Martinho de Sintra, que está inserida na Unidade Pastoral de Sintra. “Galamares tem um pequeno centro mais antigo, histórico, e depois é constituída por uma dispersão imensa de vivendas pelo meio dos pinhais, até Colares. E esse é um dos problemas: este é um lugar muito disperso, com casas de fim-de-semana e pouca gente residente”, aponta o padre Armindo em declarações ao Jornal Voz da Verdade, lembrando que “esta aldeia fica bastante distante da igreja paroquial de São Martinho, na Vila Velha”, lamenta o pároco, de 46 anos.