Sociedade

A PARTIR DE ABRIL ENTRA EM VIGOR O PASSE ÚNICO

A partir do mês de Abril de 2019, vai entrar em funcionamento a maior alteração tarifária dos últimos anos. Os novos passes Navegante representam uma enorme redução no preço do transporte público na área metropolitana de Lisboa. A partir dessa data vão estar disponíveis 19 novos passes: um passe Navegante Metropolitano e 18 passes Navegante Municipal (um para cada município).
Este novo passe único será valido de mês a mês e não por 30 dias como até agora, e terá um preço único de 30 euros (para usar os transportes dentro do mesmo município) e de 40 euros (para usar os transportes de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira).
Importa realçar que todas as pessoas passam a ter de carregar o passe no início de cada mês. Isto é: por exemplo, caso pague o passe apenas no dia 10 do respetivo mês, este só será válido até ao dia 31 desse mês. Acabando assim com a validade de 30 dias após o dia de compra que vigorava até agora.
O passe único terminará com as centenas de títulos combinados que existem atualmente para a utilização dos transportes coletivos e vai ter apenas duas configurações: o Navegante Municipalcustará 30 euros, permitindo viagens dentro de cada concelho, e o Navegante Metropolitano custará 40 euros, permitindo deslocações nos meios de transporte públicos em toda a área metropolitana.
Com o novo passe, as crianças podem viajar gratuitamente em toda a AML até ao último dia dos seus 12 anos, o que atualmente só acontecia no concelho de Lisboa. Serão mantidos os descontos para estudantes, reformados e carenciados.
O novo passe, que poderá ser carregado nas bilheteiras, nas máquinas ou no multibanco a partir de 26 de março, é mensal (válido por um mês, a partir do seu primeiro dia).

Poderá saber mais acerca dos novos passes AQUI e no site da AML www.aml.pt/passe-palavra.

Fonte parcial: cm-sintra.pt e aml.pt