
A PRIMAVERA ESTÁ A CHEGAR

Os campos começam a florir, as bermas de estrada ficam cobertas de flores e plantas como o dente-de-leão, tão apreciada por abelhas e outros polinizadores, germinam entre as pedras da calçada e junto aos muros. Esta vegetação espontânea é muito importante, não só pelo seu papel nos ecossistemas, mas pelo seu papel na regulação do clima e no combate às alterações climáticas. São espécies adaptadas ao local onde nascem e, por isso, tão resistentes; cobrem e protegem o solo, evitando que este seque; contribuem para a regulação da temperatura e da humidade.
A resposta às alterações climáticas não está só na redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. Está na proteção da biodiversidade, na conservação dos ecossistemas e do substrato de toda a vida terrestre: o solo. Solos ricos em vida, com matéria orgânica, minhocas, insetos, bactérias, fungos e toda uma enorme diversidade de microfauna e microflora, garantem o fornecimento de água e sais minerais a todas as plantas, mesmo em períodos de seca. Desta forma, mantendo-se as plantas naturalmente irrigadas, o risco de arderem é muito menor.
Apreciemos a Primavera e o espetáculo de cores e de melodias que nos oferece. Esperemos pelo fim do ciclo de vida das ervas espontâneas, quando secam e produzem sementes, para as cortar e apenas quando necessário. Deixar, sempre que possível, os restos dos cortes, alimentando o solo e evitando que este seque. Fazendo isto, estamos a proteger o solo, a combater as alterações climáticas e a garantir que, para o ano, temos novamente Primavera.
Os eleitos CDU
União de Freguesias de Sintra