No âmbito da comemoração do “Dia da Europa”, celebrado a 9 de maio, a autarquia assinalou este dia com a interpretação do Hino da Alegria por alunos do Agrupamento Leal da Câmara, nos Paços de Concelho, e a exibição das bandeiras dos 28 Estados-Membros da União Europeia com o objetivo de sensibilizar para o papel e importância da União Europeia e da democracia parlamentar europeia entre os jovens.
Esta iniciativa pretendeu, igualmente, responder ao desafio lançado pelo Parlamento Europeu intitulado “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” à qual a Escola Leal da Câmara se candidata. O projeto pedagógico tem como objetivo a consciencialização dos jovens sobre a cidadania europeia e o papel do Parlamento Europeu nos seus processos de decisão e os seus resultados para a vida quotidiana.
O Dia da Europa comemora a paz e a unidade e assinala o aniversário da “Declaração Schuman”. A 9 de maio de 1950, Schuman propõe, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). Em 1951, é criada a CECA, 1.ª organização supranacional, 1.º passo para a integração europeia. Em 1957, os Tratados de Roma consolidam esta integração com a criação das comunidades CEE e CEEA. Assim, a União Europeia nasceu de uma iniciativa de paz focada na construção de um futuro comum.