ATIVIDADES GRATUITAS ASSINALAM O DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS EM SINTRA
Agenda Cultural

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora no dia 18 de abril por proposta da DGPC – Direção Geral do Património Cultural, este ano subordinado ao tema “Património e Clima”, a Câmara Municipal de Sintra, através da Rede de Museus Municipais, vai promover um leque de atividades no sentido de sensibilizar a comunidade educativa e o público em geral para esta problemática.

Esta iniciativa consiste na realização de visitas guiadas, oficinas de expressão artística e roteiros patrimoniais, de participação gratuita mediante marcação prévia e com a seguinte cuja programação:

MAT – Museu Anjos Teixeira

14 de abril, quinta feira, às 10h00

Visita guiada ao Museu, seguida de ateliê “Trabalhar a Natureza” – oficina ecológica que pretende chamar a atenção dos mais novos para a relação da natureza com a obra dos Mestres. Com materiais recolhidos no jardim, vamos criar uma escultura com pauzinhos, folhas, pedras e sementes.

Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 21 923 8827

MHNS – Museu de História Natural de Sintra

14 de abril, quinta feira, às 10h00

Visita guiada sobre o tema A Leitura da História da Terra, os fósseis e a reconstituição da história da Terra, as grandes etapas da vida na Terra

Destinatários: Comunidade Educativa e Público em Geral

Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 219 238 563/219 238 525

MFC – Museu Ferreira de Castro

Roteiro Castriano no Centro Histórico de Sintra

Percurso: Partida do Museu – centro da Vila de Sintra – Igreja de Santa Maria – Túmulo de Ferreira de Castro.

Duração previsível: 2 horas. Aconselha-se roupa e calçado confortável.

Destinatários: Público em geral

Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 21 923 8828

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

14 de abril, quinta feira, às 10h00

Visita guiada “Apanhados do Clima” sob a temática do Património e Alterações Climáticas e um ateliê de expressão artística propositadamente dificultado com a intrusão de elementos que produzem calor e frio, aplicados no decorrer do processo criativo dos alunos.

Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 21 923 6106

Mínimo de 10 participantes

CMLC – Casa-Museu Leal da Câmara

14 de abril, quinta feira, às 10h00

Visita guiada à Exposição temporária “Leal da Câmara Projetista”

A exposição exibe a peculiar e interessante faceta de projetista e decorador do Mestre Leal da Câmara através da exibição de variadas peças conservadas em reserva na neste museu municipal, como:  plantas aguareladas de moradias, desenhos de mobiliário, cerâmicas de revestimento e esboços de elementos decorativos.

Participação gratuita, com inscrição prévia através do tlf.: 21 923 8841

MASMO- Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Visita guiada ao Monumento Megalítico da Barreira

23 de abril, sábado, das 10h30 às 12h30

Integrada na Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a caminhada terá início no adro do Museu e passará pela aldeia saloia do Funchal, onde serão destacados os sítios arqueológicos deste tão interessante local.

Seguir-se-á a visita ao Monumento Megalítico da Barreira – único na Área Metropolitana de Lisboa –, e terminará nas ruínas da antiga Villa romana de São Miguel de Odrinhas.

Visita à Anta da Agualva

23 de abril, sábado, às 15h00

O projeto de conservação e restauro da Anta do Carrascal, também designada por Anta da Agualva, permitiu, através dos trabalhos realizados, detetar a configuração original desta sepultura pré-histórica, viabilizando a sua adequada fruição pública.

Esta visita, realizada no âmbito Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, visa dar a conhecer um monumento funerário megalítico, erigido em meados do 4.º Milénio a.C. (período Neolítico).

Acesso gratuito (mediante marcação)

Roteiro Patrimonial: “De Adrenunes ao Monge”

24 de abril, domingo, 10h00

No âmbito do Dia Europeu da Cultura Megalítica, realização de um roteiro patrimonial intitulado “De Adrenunes ao Monge”.

Este itinerário contemplará a visita a dois monumentos megalíticos situados em plena Serra de Sintra: Adrenunes e o Tholos do Monge.

Informações e inscrições através do telefone 21 923 86 08 ou do email