03 - chamadas Bloco-3 Sociedade

CÂMARA MUNICIPAL DE SINTRA DISTINGUIDA COM O PRÉMIO MELHOR ESPÉCIE DE CAMÉLIA

O terreiro do Palácio Nacional de Sintra acolheu, no passado fim de semana de 9 e 10 de Fevereiro, a “Exposição de Camélias e Orquídeas”.

Nesta nona edição da exposição de camélias e a quinta da exposição de orquídeas, como já vem sendo tradição, foi possível observar os melhores exemplares destas plantas trazidos por cada um dos participantes.

No dia 9, foram eleitas a melhor espécie de camélia e de orquídea em exposição; a melhor cultivadora portuguesa de camélia em exposição; o melhor híbrido de orquídea em exposição; entre outras distinções.

A Câmara Municipal de Sintra foi galardoada com o prémio de melhor espécie de Camélia, fruto de um grande trabalho e empenho dos trabalhadores da Divisão de Gestão de Espaços Verdes da autarquia.

Camélias Premiadas – Fotografia: Vereador Domingos Quintas / CMS

O evento organizado pela Parques de Sintra, em colaboração com a Associação Portuguesa de Camélias (APC) e o Clube dos Orquidófilos de Portugal (COP), antecipou a chegada da primavera. Com um vasto programa de atividades, como visitas guiadas, workshops, espetáculos e demonstrações, esta colorida mostra anual, de entrada gratuita, visou promover o valor botânico associado às camélias e orquídeas em Sintra.

Este ano, o evento foi dedicado ao Japão, país com fortes ligações culturais a Portugal, desde há vários séculos, que se refletem, nomeadamente, no gosto pelas várias espécies de camélias e orquídeas oriundas do continente asiático que são cultivadas nas quintas, jardins e casas portuguesas desde o séc. XIX. Para os Samurais, certos tipos de camélias e de orquídeas revestiam-se de grande simbolismo. Refiram-se, a título de exemplo, as “camélias higo”, originárias de Kumamoto. Como prova da devoção ao seu mestre, mas também de fidelidade e de respeito pelos seus antepassados, os Samurais tinham a prática de plantar e cuidar da camélia favorita do parente falecido.

Foi esta cultura milenar que se celebrou nesta edição, onde foi possível participar em workshops de bonsai, assistir a demonstrações de técnicas de origami e apreciar a singularidade do teatro de sombras e das artes marciais japonesas. Também as visitas guiadas que integraram o programa permitiram, por um lado, entender a relação Portugal-Ásia ao longo dos séculos, através de um percurso no Palácio Nacional de Sintra, e, por outro lado, apreciar a beleza poética das camélias em flor no Parque da Pena.

Fotografias: Mafalda Silva / U.F.Sintra