IDEIAS PARA ESTAR EM CASA COM MENTE SÃ EM CORPO SÃO

IDEIAS PARA ESTAR EM CASA COM MENTE SÃ EM CORPO SÃO

Portugal está numa fase de exceção, que levamuitos a ficar em casa, protegendo-se a si e aos outros da expansão do coronavírus. Mas 24 horas em casa, em muitos casos com crianças, por tempo indeterminado, podem ser um enorme desafio. Aqui ficam sugestões para que o tempo não passe demasiado devagar, aproveitando-o ao máximo, e para evitar riscos desnecessários.

VISITE PALÁCIOS E MUSEUS SEM SAIR DE CASA

• Face à situação atual, a Unesco está a disponibilizar o livre acesso à sua biblioteca online, opnde poderá explorar livros, filmes, documentários, entre muitos, em sete línguas.
  • O Palácio da Pena e Palácio de Monserrate são alguns dos locais que podem ser visitados, apenas à distância de um clique, assim como 57 palácios e museus portugueses classificados como as “Maravilhas de Portugal”. Tudo disponível na biblioteca interativa Google Arts & Culture.
  • Outro modo de explorar o país, visitar igrejas e outros espaços e ver de perto locais classificados como Património da Humanidade, pode ser feito através do acesso ao projeto Portugal em 360º

ATIVIDADE FÍSICA E COMBATE AO SEDENTARISMO

Em tempo de isolamento social, as atividades físicas em casa podem ser uma maneira de cuidar da saúde e ocupar a mente durante este período.

NO seu site oficial a Câmara Municipal de Sintra refere que “se estiver em situação de isolamento social, deverá seguir algumas recomendações para se manter ativo enquanto permanece no seu domicílio:

• Evite ficar mais de 30 minutos seguidos na posição de sentado, reclinado ou deitado (enquanto está acordado);
  • Levante-se ou ande pela casa enquanto fala ao telemóvel;
  • Levante-se ou ande pela casa durante os intervalos publicitários televisivos;
  • Coloque o comando da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que o quiser utilizar;
  • Sempre que possível, trabalhe ao computador/tablet alternando as posições de sentado e de pé.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de atividade física de intensidade pelo menos moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular.

Assim, para manter a sua aptidão cardiovascular, tente andar o mais possível pela sua casa, realizar as suas atividades domésticas, tratar do seu jardim/horta, e até dançar.

Para manter a sua força muscular e equilíbrio, pode realizar alguns exercícios na sua casa com o apoio de cadeiras, garrafas de água, ou apenas com o peso do próprio corpo.