NOTICIAS

“CURSO AGENTES ELEITORAIS – MEMBROS DE MESA” PELA SECRETARIA DO M.A.I.

A administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna disponibiliza, desde 01 de dezembro, o curso “agentes eleitorais – membros de mesa”, que é composto por três módulos e pode ser acedido através da plataforma online.

Segundo um balanço feito hoje pelo MAI, 1.022 cidadãos estão inscritos no curso de “agentes eleitorais – membros de mesa”, tendo a administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna emitido 523 certificados de frequência.

Os 1.022 cidadãos inscritos têm uma média de idades de 42 anos, 45,5% são mulheres e 54,5% são homens, 36,6% possuem o ensino secundário, 35,6% têm curso superior e 19,9% mestrado.

Para se obter o certificado de aprovação no curso, os cidadãos devem obter uma avaliação igual ou superior a 75% no conjunto das respostas às perguntas apresentadas no final de cada módulo, sendo a formação dos agentes eleitorais “uma competência da Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), de acordo com a lei que regula a criação da bolsa de agentes eleitorais”.

O Ministério da Administração Interna considera que “a formação de agentes eleitorais tem um papel crucial na preservação da integridade do processo democrático e para garantir que as eleições são realizadas de forma mais eficiente e sem irregularidades”.