Espaço público NOTICIAS

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE E DIA MUNDIAL DAS ABELHAS

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Sintra assinalou o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de Maio) e o Dia Mundial das Abelhas (20 de Maio) com a implantação do primeiro “Hotel para Abelhas e outros Insectos” de Sintra.

A estrutura, de fabrico artesanal e com recurso a materiais reciclados, foi implantada no Jardim Pinto Vasques, em Lourel, ligação com o Passadiço da Ribafria, e está acompanhada de um cartaz informativo.

Esta iniciativa resulta de uma proposta, apresentada pela eleita do Bloco de Esquerda, aprovada por unanimidade na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra.

O Dia Internacional da Biodiversidade alerta para a importância da preservação da diversidade biológica. Este dia foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 maio 1992. Visa alertar a população mundial para a urgência e importância da conservação da diversidade biológica para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e a sobrevivência das espécies.

​O Dia Mundial da Abelha, também iniciativa da ONU, tem por objetivo sensibilizar a população sobre o papel essencial das abelhas e dos outros polinizadores para a saúde humana e do planeta, assim como sobre os muitos desafios e ameaças que estas espécies enfrentam.

A manutenção dos sistemas agrícolas e o abastecimento global de alimentos depende em grande parte do papel dos polinizadores, grupo do qual as abelhas fazem parte.

Cerca de 90% das espécies de plantas e flores silvestres dependem total ou parcialmente da polinização.

Os polinizadores também desempenham um papel crucial na manutenção e melhoria da biodiversidade, beneficiando assim a resiliência das plantas às mudanças climáticas e outras ameaças ambientais.

Associe-se a esta iniciativa global!

Proteger as abelhas é proteger a vida!