DISTINÇÃO GREEN KEY PARA 11 ALOJAMENTOS DE SINTRA
Destaques Sociedade

DISTINÇÃO GREEN KEY PARA 11 ALOJAMENTOS DE SINTRA

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) distinguiu, esta quarta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, 153 unidades turísticas com o galardão Green Key 2020. Este ano, em Sintra, foram distinguidos 11 estabelecimentos de turismo sustentável, mais 6 que no ano passado.

O Programa Green Key promove o Turismo Sustentável, através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamentos locais, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Rui Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, referiu que “Green Key é sinónimo de qualidade e credibilidade, estes valores são cada vez mais importantes, a qualidade da hotelaria, a sustentabilidade ambiental, a consciência social, são as experiências que os hóspedes procuram e que os preocupa”.

“A autarquia tem apoiado as empresas para ultrapassar esta situação [Pandemia por Covid-19] e tem feito de tudo o que está ao seu alcance para suprir as dificuldades das empresas, neste que é um caminho novo e difícil”, sublinhou Rui Pereira.

Em 2020, o galardão foi atribuído a 153 estabelecimentos, o que significa que, apesar de 2020 estar a ser particularmente difícil para o setor do turismo, houve um aumento do número de participações e de galardoados.

Estes resultados refletem, sobretudo, a capacidade de resiliência das unidades Green Key, mas também o trabalho desenvolvido pela ABAE, uma vez que, sobretudo durante a pandemia, procura valorizar as atividades dos estabelecimentos, por exemplo no apoio à comunidade local; partilhar estratégias para auxiliar as empresas a superar o presente e repensar o futuro e estimular a utilização da rede Green Key como ferramenta diferenciadora e impulsionadora.

O presidente Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, mencionou que “esta entrega é especialmente importante nesta época particularmente difícil e merecidamente os estabelecimentos que estão aqui para receber esta distinção tiveram que ter uma capacidade, determinação e visão indiscutíveis. o símbolo Green key, e quem tiver este símbolo, é um símbolo de confiança, que é o que as pessoas precisam agora”.

Com o objetivo de reforçar o apoio aos estabelecimentos que pretendem implementar políticas de sustentabilidade na sua atividade, o Programa Green Key e o Município de Sintra estão a desenvolver um projeto piloto, a alargar ao restante país, que prevê a entrega de um pré-galardão. Este projeto visa reconhecer os estabelecimentos que, apesar de ainda não cumprirem todos os critérios Green Key obrigatórios, estão a implementar um conjunto de medidas base e a trabalhar no sentido de chegar ao galardão Green Key.

O Programa Green Key, desenvolvido pela “Foundation for Environmental Education” (FEE), está presente em 65 países e conta com uma rede de cerca de 3200 estabelecimentos. Portugal mantém a 5ª posição, depois da Bélgica, que conta com 235 estabelecimentos galardoados, numa lista liderada pela Holanda, com 665 estabelecimentos Green Key.

Na edição de 2020, o destaque nacional vai para os 8 novos galardoados na região de Lisboa e Vale do Tejo, num total de 27, com vários hotéis e alojamentos locais dos concelhos de Sintra e Lisboa.

À semelhança do que se verifica noutros países que implementam o Programa Green Key, em Portugal a categoria com maior número de unidades reconhecidas é a dos Hotéis (118), seguem-se os Alojamentos Locais (28), os Turismos no Espaço Rural (19), os Restaurantes (12) e os Parques de Campismo (6).

Os alojamentos galardoados  em Sintra foram:

Casa do Valle
Villa Maria – Sintra Houses Lendas de Sintra
Casa Capela – Sintra Houses Lendas de Sintra
Arribas Sintra Hotel
Casa José Ricardo (reentrada)
Quinta Colina Flora (novo)
Sintra Bliss Hotel (novo)
Sintra Boutique Hotel (novo)
Linhas de Água | Amarelo ( novo)
Linhas de Água | Azul (novo)
Linhas de Água | Vermelho (novo)