Destaques Sociedade

ECOCENTRO DE VALE FLORES

O projeto do Ecocentro de Vale Flores foi apresentado na passada quarta-feira dia 2 de dezembro em sessão da Assembleia da União das Freguesias de Sintra, que decorreu no auditório dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).
Representando um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, o Ecocentro de Vale Flores será o primeiro equipamento do género no concelho, tendo como princípio orientador o aumento da recolha seletiva multimaterial, através da deposição ordenada dos resíduos valorizáveis num único local, com uma forte aposta na área da educação e sensibilização ambiental.

 Com uma área de implantação de 8.444,90 m2, este ecocentro será dotado de instalações de apoio e de equipamentos de grande capacidade para a recolha seletiva de materiais passíveis de valorização, tais como papel, embalagens de plástico, vidro e metal, aparas de jardins, objetos volumosos fora de uso, entre outros.

 A conceção geral do ecocentro foi efetuada tendo em conta o relevo natural do terreno, de modo a minimizar as movimentações de terra necessárias para a criação das plataformas. Aproveitando as características morfológicas do terreno, implantou-se o ecocentro em duas cotas (187,50m e 190m), sendo o desnível de 2,50 metros de modo a facilitar a deposição de resíduos no interior dos contentores.

 Segundo a equipa projetista, “houve a preocupação de oferecer a quem entra neste ecocentro uma imagem positiva do local, visualizando, primeiramente, os edifícios de apoio, ligados entre si por uma mesma cobertura, e não os contentores com os resíduos”. A zona envolvente será alvo de tratamento paisagístico no sentido de minimizar o impacto visual do equipamento.