Sociedade

ELEIÇÕES EUROPEIAS 2019 COMO SABER O LOCAL DE VOTO

No dia 26 de Maio, quando for votar, pode esquecer o cartão de eleitor, terá de procurar o seu nome por ordem alfabética. As leis eleitorais foram atualizadas, pelo que, em muitos casos, pode haver alterações no local ou na secção ou de voto.

A confirmação do local de voto é recomendada aos eleitores, através dos vários meios à disposição, que incluem o número 3838 para mensagens gratuitas, para o qual se pode enviar uma mensagem com o seguinte conteúdo: RE, espaço, número de cartão de cidadão ou de bilhete de identidade, e a data de nascimento (anomêsdia).

Os cidadãos podem também usar o portal do recenseamento (em www.recenseamento.mai.gov.pt), a aplicação MAI Mobile (em “saiba onde irá votar”), ou na junta de freguesia da área de residência.

As alterações às leis eleitorais aprovadas na Assembleia da República, depois de uma proposta de lei do Governo, determinaram o fim do número de eleitor, bastando agora, no momento da votação, a apresentação do documento de identificação civil (cartão de cidadão, bilhete de identidade ou outro documento oficial de identificação civil), passando os cadernos eleitorais a estar organizados por ordem alfabética.

Clique aqui para saber o seu local de voto

Download

Fontes: pplware.sapo.pt e rtp.pt