“Conhece aquela planta cujas “flores” parecem plumas?
A erva-das-pampas uma espécie exótica nociva para os nossos ecossistemas!
Pois, é uma planta invasora!
MAIS: constitui contraordenação ambiental MUITO GRAVE a compra, venda, oferta de venda, cedência, cultivo ou comércio como planta ornamental de uma espécie incluída na Lista Nacional de Espécies Invasoras (LNEI) – punível nos termos da Lei n.º 50/2006, de 29 de agosto.
A detenção, cultivo, comércio, introdução na natureza e o repovoamento de espécies incluídas na LNEI é interdita, de acordo com o art.º 16º do Decreto-Lei nº 92/2019 de 10 de julho.
O art.º 19º do mesmo diz que é interdita a utilização de Cortaderia selloana (erva-das-pampas) mesmo como planta ornamental!
A espécie pertence à família Poaceace (gramíneas), cujo pólen causa alergia e assim o uso das plumas é contraproducente para a saúde pública.
As panículas (plumas ou pampas), que agrupam as suas inflorescências, têm muitos grãos de pólen e/ou de sementes, viáveis mesmo após o corte, o que promove a dispersão da espécie. O seu uso é proibido.
Foram já investidos esforços, incluindo financeiros – LIFE STOP Cortaderia e Fundo Ambiental – no estudo e controlo desta espécie invasora na Península Ibérica
A promoção da sua utilização não deve ser efetuada.”
Fonte total: Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas | Facebook