Depois das obras de restauro, o segundo piso do emblemático Palácio da Quinta da Regaleira, vai ser reaberto este verão. Uma intervenção de valorização e recuperação de um dos mais majestosos monumentos da vila histórica envolveu um investimento de cerca de 170 mil euros.
As nove salas e as escadas de acesso ao segundo piso do Palácio da Quinta da Regaleira estão a ser restauradas. O espaço vai ser reaberto este verão e os visitantes vão poder desfrutar desta nova zona, onde vão conhecer a sala Lusíada, com pormenores de pedra esculpida e frescos alusivos a passagens de “Os Lusíadas”.
O restauro de todos os interiores envolve também as caixilharias, janelas e portadas em madeira. Engloba ainda a colocação de calçada no largo fronteiriço ao palácio e zona envolvente à capela, acabando assim com o piso em terra.
O Jornal de Noticias na sua edição online, refere que o presidente da Câmara Municipal de Sintra sublinhou que “Este é um espaço único onde a História, a Cultura e a Natureza se juntam em perfeita simbiose num só”, a propósito da aposta “na conservação deste emblemático espaço e no contínuo melhoramento das condições de acolhimento dos visitantes”
A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da vila, foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia.
Fonte: jn.pt