03 - chamadas Bloco-3 Sociedade

REDE DE OLEÕES PARA ÓLEOS ALIMENTARES USADOS

Os SMAS de Sintra reativaram a rede de oleões no Município, durante o ano de 2016. Os 83 oleões que completam esta rede encontram-se em supermercados, juntas de freguesia ou mercados municipais, permitindo um maior controle para que não haja derrames na via pública.

Os Óleos Alimentares Usados (OAU), óleos resultantes da fritura como óleos, azeites ou óleo de conserva, são resíduos com um potencial de valorização bastante elevado nomeadamente para a produção de biodiesel, tintas, vernizes, sabonetes, etc., no entanto, quando depositados indevidamente nos esgotos ou nos contentores para outros resíduos provocam a poluição da água e do solo (aumentando os custos de tratamento), danificam as tubagens e promovem o
aparecimento de pragas.

O óleo é recolhido e transportado por um prestador de serviços, que promove o encaminhamento e valorização deste resíduo. A correta utilização dos oleões é fundamental para garantir a valorização do resíduo e manter a higiene em cada ponto de deposição. Consulte as Regras de Deposição de OAU.

Conheça aqui a rede de Oleões disponiveis:

Fonte das informações SMAS DE SINTRA