03 - chamadas Bloco-3 Espaço público

RESTAURO DOS PAINÉIS AZULEJARES DA FONTE DE SÃO PEDRO DE PENAFERRIM

A Fonte de São Pedro de Penaferrim foi alvo de intervenção de Restauro nos seus painéis azulejares pela União das Freguesias de Sintra.
O trabalho foi efetuado por uma Conservadora-Restauradora profissional e conceituada, respeitando os códigos de ética e boas práticas que são reconhecidas nesta atividade.

A fonte de São Pedro de Penaferrim foi desenhada pelo Arquiteto Raul Lino que tinha em Sintra, e particularmente em São Pedro, um dos seus locais de eleição, foi inaugurada publicamente em 1929, embora estivesse concluída no ano anterior. Este imóvel está classificado como interesse Municipal.

A fonte de São Pedro de Penaferrim situada junto no Largo D. Fernando II também conhecido como “Largo da Feira”, onde se realiza a tradicional feira instituída pela rainha D. Maria II, ocupa um recanto do espaço, junto ao murete de delimitação do recinto e diante da estrada.

Trata-se de um singelo edifício de planta centralizada, coberto por cúpula, cuja feição de tempietto revela uma conceção erudita, de inspiração classicizante. A metade posterior da estrutura é fechada por pano corrido, ao centro do qual se localiza a bica. A frontaria é vazada por três largos vãos quadrangulares, os dois laterais sobre muretes baixos com parapeito de pedra, e o central de acesso ao interior. Os vãos são divididos por duas colunas clássicas, de tipo dórico, com ligeira entasis, que flanqueiam o vão de acesso. Sobre estas colunas assenta um friso liso com cornija saliente, que antecede o lançamento da cúpula. Esta é finalmente encimada pelas chaves do céu, referência simbólica a São Pedro, orago da freguesia, e igualmente da referida feira.
No interior, destaca-se um lambril e bancos corridos forrados a azulejos de padrão, centrados pela bica, composta por simples torneira, e pela bacia circular sobre colunelo. A enquadrar a bica existe um painel cerâmico com um sol radiante.

No interior da fonte está colocada uma placa comemorativa, que recorda ter sido o fontanário oferecido pela Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim à Câmara Municipal de Sintra.

Fonte parcial da informação: Sílvia Leite / DIDA / IGESPAR, I.P. / 17-08-2007. Atualização de Maria Ramalho/DGPC/2015.
Fotografias: Ricardo Duarte e União das Freguesias de Sintra