03 - chamadas Bloco-3

SEDE DO GRUPO 93 DOS ESCOTEIROS JÁ REABRIU NA ANTIGA CADEIA COMARCÃ

No passado sábado dia 11 de Janeiro teve lugar a cerimónia de reabertura da cadeia Comarcã de Sintra, após as obras que restabeleceram as condições de segurança para a utilização pelo grupo 93 dos escoteiros em Sintra.

A obra permitiu recuperar a claraboia que se encontrava profundamente degradada, com os vidros partidos e os seus elementos estruturais em avançado estado de corrosão.

A intervenção da autarquia sintrense implicou a substituição integral da rede elétrica. Foram ainda repostas as condições de estabilidade da laje de teto com o reforço estrutural de forma a garantir a segurança de pessoas e bens. O para-raios existente, que se encontrava obsoleto, foi também substituído por um novo com a adequada descarga à terra.

“Mais do que um edifício é uma sede, mais do que uma sede, é uma casa, aquela que era outrora uma prisão, é hoje um espaço de Liberdade. E sabe bem, poder-vos dizer, estamos de volta”, notou Pedro Alves, Chefe dos Escoteiros de Sintra, a propósito da importância de “voltar a casa”.

No seu discurso, o presidente da Câmara de Sintra que esteve presente nesta reabertura, fez questão de sublinhar que, “locais de sofrimento e prisão, devem ser transformados por vontade dos homens e fundamentalmente por vontade de juventude, em sítios de Liberdade, de convívio e solidariedade”.

“A melhor maneira, mesmo que informalmente, de iniciar o Ano Municipal da Juventude de Sintra é com a reabertura deste edifício municipal, na antiga Cadeia Comarcã”, afirmou Basílio Horta.

Recorde-se, o Ano Municipal da Juventude vai promover ao longo do ano de 2020 um conjunto de iniciativas descentralizadas, que envolvam as associações, as associações de estudantes, os grupos informais de jovens e os jovens, através da participação, pondo em evidência as suas realidades, as suas necessidades e anseios, permitindo igualmente dar visibilidade e valorizar a dimensão coletiva que congrega os jovens em torno de manifestações de participação culturais e artísticas.

Sintra é o segundo município do país em população jovem, com mais de 63 mil munícipes com menos de 15 anos e 66 mil entre os 15 e os 29 anos.

Fotografias: União das Freguesias de Sintra
Fonte parcial do texto: sintranoticias.pt