03 - chamadas Bloco-3 Participação Institucional

TRADICIONAL FESTA CENTENÁRIA DA NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Na passada 2ª Feira dia 21 de Maio, realizou-se a Tradicional Festa Centenária em Honra da Nossa Senhora da Saúde, com a organização da Paróquia de São Pedro de Penaferrim.

A festa contou com a colaboração da Quinta da Penha Longa e da Associação de Idosos e Reformados e Pensionistas do Linhó.
Os grupos Corais de Idosos do Linhó e Abrunheira asseguraram os cânticos na celebração da missa do meio-dia.
Há noite realizou-se a procissão das velas, antecedida de uma apresentação do Coro da Relação de Lisboa – CORELIS.

História de uma tradição centenária

A Festa da Nossa Senhora da Saúde é uma tradição na Quinta da Penha Longa, que celebra esta data todos os anos desde o século XVII.
A tradição teve início por volta do ano de 1516 quando a peste assolou Portugal, e os os habitantes locais procuraram refúgio dentro do Convento da Penha Longa com o objectivo de rogar a intervenção da Virgem para que os protegesse e salvasse da peste. Segundo conta a lenda, a graça foi obtida porque nem os monges nem osperegrinos que lá estavam foram sucumbidos pela peste, todos saíram ilesos. Desde então, realiza-se uma procissão e uma missa em honra à Virgem no 50º dia a seguir ao Domingo de Páscoa.

Seguindo a tradição local, turistas, visitantes e moradores locais (Sintra e Cascais) vêm à procissão para honrar a Virgem, para pagar promessas ou apenas para participar, com o pretexto para passear e participar nas diversas merendas e confraternizações.

« 1 de 13 »