01 - Destaque Festa Anual de S.Pedro

FESTEJOS DE SÃO PEDRO DE PENAFERRIM 2018

São Pedro de Penaferrim vai estar uma vez mais em festa entre os dias 22 de Junho e 1 de Julho, por altura dos festejos em honra de São Pedro, padroeiro do município. São 10 dias onde não vai faltar a música, arraial, animações de rua e muito mais.

A iniciativa organizada pela União das Freguesias de Sintra, tem lugar anualmente no Largo D. Fernando II, local conhecido pela maioria dos Sintrenses, e onde igualmente se realiza o tradicional Mercado de São Pedro aos segundos e quartos Domingos e cada mês.

Este é um ponto de passagem obrigatória, para quem gosta de se divertir.

Cartaz da edição de 2018 (clique para ampliar):

Curisiosidades:
Tal como São João e Santo António, São Pedro é um santo popular muito adorado. É o último santo popular de acordo com as datas, apesar das cantigas populares. O dia 29 de Junho, data dedicada a este Santo em Portugal, é também conhecido como o dia São Pedro e São Paulo. Julga-se que 29 de junho é a data do aniversário da morte destes santos. Neste dia celebra-se também o Dia do Papa, visto São Pedro ter sido o primeiro Papa da Igreja Católica.

Tradições desta época:
Manda a tradição que a população festeje a data decorando as ruas com várias cores e manjericos. Bailes e marchas populares são organizadas nas ruas e a música está sempre presente.

Na gastronomia, a sardinha assada, o pimento, broa, caldo verde e vinho são os elementos principais da festa.

Programação:

Mapa de localização (Google Maps): https://goo.gl/maps/pzTGx8gaRGC2
Página Oficial no Facebook: https://www.facebook.com/festejossaopedropenaferrim

INSTAGRAM: