NOTICIAS

HOMENAGEM AOS ANTIGOS PRESIDENTES DAS JUNTAS DE FREGUESIA DE SINTRA NAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL

“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”.

Foi com esta frase do filósofo grego Epicuro de Samos, que Paulo Parracho, Presidente da União das Freguesias de Sintra, deu o mote para a homenagem aos antigos presidentes das juntas de freguesia de Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim, ontem realizada no Centro Cultural Olga Cadaval.

A iniciativa inseriu-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e reuniu diversas personalidades sintrenses, instituições, associações, clubes, autarcas e dezenas de convidados, entre os quais o vice-presidente da Câmara de Sintra, Bruno Parreira, e os deputados da Assembleia da República, Andreia Bernardo e António Rodrigues.

Quantos aos homenageados, estiveram presentes:

Manuel dos Santos Cabo, Presidente da Junta de São Martinho, de 1980 a 1985

João Alberto Peniche, Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim, de 1983 a 1990.

Marcos Teotónio Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim, de 1990 a 1993.

Teodora Freire, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel, de 1997 a 2001.

Eduardo Casinhas, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel, de 2005 a 2013 e da União das Freguesias de Sintra, de 2013 a 2017.

Adriano Filipe, Presidente da Junta de São Martinho, de 1998 a 2005

Fernando Pereira, Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, de 2005 a 2013 e da União das Freguesias de Sintra, de 2017 a 2020.

Fernando Cunha, Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim, de 2005 a 2013.

Antónia das Dores Raminhos, Presidente da União das Freguesias de Sintra, de 2020 a 2021.

Na ocasião foram também homenageados pelos bons serviços prestados à União das Freguesias de Sintra, o centenário Gentil Pinto Monteiro (de 101 anos) e Hermínio Santos.

Também as funcionárias Helena Rosinha e Ana Santos, aposentadas recentemente, foram agraciadas com as respetivas placas de agradecimento.