NOTICIAS

A ASSEMBLEIA DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SINTRA APROVOU O PLANO E ORÇAMENTO DESTE ANO, NO VALOR DE 2,2 MILHÕES DE EUROS

O Plano e Orçamento da União das Freguesias de Sintra foi aprovado e viabilizado com os votos favoráveis de PSD e CDS e as abstenções de PS, CDU e BE. Contra votaram Chega e IL.

A Ação Social e a Intervenção no Espaço Público continuam a ser as áreas prioritárias na atuação deste executivo, preenchendo, no seu conjunto mais de metade do investimento previsto neste orçamento.

Só para a área social estão previstos 245.826,68€, destacando-se, não só o apoio alimentar a famílias carenciadas, mas sobretudo os programas paralelos de ajuda aos mais desfavorecidos, integralmente assumidos pela Junta de Freguesia, nomeadamente o pagamento de despesas domésticas e de farmácia, bem como o cartão de saúde para idosos que este ano será alargado a famílias carenciadas com menores a seu cargo.

Por força da descentralização de competências que a Câmara Municipal de Sintra tem vindo a promover nos últimos anos, a Intervenção no Espaço Público assume a maior fatia deste Plano e Orçamento, com mais de 877.000€ (41,43%).

A par com as intervenções regulares e programadas de manutenção e conservação de de espaços públicos ajardinados, de espaços de jogo e recreio, de chafarizes, fontanários e lavadouros, bem como de recintos desportivos descobertos, é intenção deste Executivo promover os seguintes investimentos:

– Requalificação do Parque de Lazer de Nafarros (reparação de caminhos e estudo de viabilidade de instalação de sanitários públicos).

– Requalificação do Miradouro de Monte Santos

– Requalificação do Lavadouro das Labruscas (Edifício e zona envolvente)

– Requalificação do Parque de Lazer do Carrascal (zona de piquenique e churrasqueiras)

– Requalificação do Jardim dos Cardos (Vigia, em São Pedro de Sintra)

– Requalificação da Rotunda dos Bombeiros de São Pedro de Sintra

– Requalificação dos Parques Infantis de Nafarros, Cabriz, Sesmarias, Galamares e Manique de Cima.

– Construção de um novo Parque Infantil no Linhó

– Instalação de quiosque com cafetaria e esplanada no Jardim da Portela

– Plano de Sinalética Informativa em toda a Freguesia

– Plano de Requalificação de Muros, Muretes, Fontes e Chafarizes

– Requalificação do edifício da Delegação da Várzea de Sintra

– Implantação de sistema de captação de água para rega com energia solar no Jardim do Carrascal.