NOTICIAS

A ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SINTRA APROVOU O ORÇAMENTO DA JUNTA DE FREGUESIA PARA 2023

Com os votos favoráveis de PSD, CDS e IL, as abstenções de PS, CDU e BE e o voto contra do Chega, a Assembleia da União das Freguesias de Sintra aprovou o Plano e Orçamento da Junta de Freguesia para 2023.

Um Orçamento no valor de 1,8 milhões de euros, que será reforçado em Fevereiro com o saldo de gerência e com a atualização dos valores das transferências da Câmara e da Administração Central.

As Grandes Opções do Plano para 2023 dedicam uma atenção especial à área da Intervenção Social, prevendo verbas e programas de apoio às famílias mais necessitadas e às instituições sediadas na Freguesia.

Com o Centro de Saúde Sintra incapaz de responder às necessidades da população e dos seus utentes, em que cerca de 2000 utentes continuam a não dispor de médico de família, o Programa ‘Saúde Para Todos’ assume já resposta concreta a essa lacuna. Dirigido numa primeira fase à população mais carenciada, permitindo, a cidadãos com mais de 60 anos consultas gratuitas ao domicílio, teleconsultas de Medicina Geral e muitos outros benefícios incluídos no cartão de saúde que protocolámos com a Delegação de Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa.

Cumprida a primeira fase de intervenção, neste ano de 2023 contamos alargar a atribuição deste cartão aos agregados familiares mais carenciados, com crianças em idade escolar, englobando assim as especialidades de pediatria e obstetrícia.

O investimento na Intervenção Social é o maior de sempre na história dos orçamentos desta União das Freguesias, com 207 627,15€, absorvendo 11% do total das despesas, a que corresponde uma subida superior a 10%, face aos 185 735,75€ do ano anterior.

Também a intervenção no espaço público continua a ser prioridade para este Executivo: Depois de um primeiro ano em que houve necessidade de promover intervenções urgentes na reabilitação de espaços degradados e que se encontravam em risco de interdição por constituírem perigo para a integridade física dos seus utilizadores, agora é altura de dar um passo em frente: requalificar o que ainda falta e criar novos equipamentos.

A construção de um novo parque infantil no Linhó, nas imediações do parque canino, que será totalmente remodelado, são projetos a implementar. Da mesma forma, a requalificação do Miradouro de Monte Santos é outro dos objetivos a ter em atenção, tal como a criação de um skate parque em Nafarros ou a implantação de novas zonas de recreio e lazer nas duas pracetas ajardinadas da Avenida Paul Harris, em Vale Flores.

Este Plano e Orçamento para 2023 contempla também intervenções de fundo nos lavadouros da Agueira (Cabriz) e de Lourel, bem como um reaproveitamento do espaço envolvente ao Lavadouro das Labruscas, na Várzea de Sintra, a par com intervenções permanentes em todos os jardins e parques infantis a cargo da Junta.

As preocupações ambientais e o consumo desmedido de água voltam a ser preocupações prementes, com a introdução de espécies autóctones e de pouca rega nos jardins e espaços ajardinados.

Ao mesmo tempo, apesar do recurso à contratação externa e de manutenção e alargamento do protocolo celebrado com o CECD Mira Sintra, que prevê a manutenção de áreas verdes por parte de trabalhadores com deficiência, é intenção desta Junta continuar a privilegiar a administração direta, fomentando o trabalho feito pelas nossas equipas, tanto ao nível da jardinagem como noutras intervenções no espaço público, nomeadamente recuperação de calçadas, limpeza de fontenários, entre outras.

Voltando às preocupações ambientais, é objetivo deste Executivo promover um investimento considerável na Delegação da Várzea de Sintra, único edifício de propriedade da Freguesia, em prol da autossustentabilidade energética do mesmo. Para tal, será elaborado um projeto de instalação de painéis fotovoltaicos capaz de satisfazer as necessidades energéticas de um edifício já dotado de sistemas de iluminação com tecnologia LED, mas ainda grande consumidor de eletricidade mercê dos equipamentos de refrigeração para alimentos da “Nossa Despensa”.

O reconhecimento e valorização do nosso quadro de pessoal é outra das tónicas que pretendemos manter, para que tenhamos sempre equipas motivadas e prontas a desempenhar a sua missão com o elevado grau de profissionalismo que todos reconhecemos.