Espaço público NOTICIAS

AGUARDADAS HÁ MAIS DE 8 ANOS, AS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO JARDIM DA PORTELA ESTÃO FINALMENTE EM CURSO

Muito procurado pelos estudantes da Secundária de Santa Maria e pela população local para os seus momentos de lazer, mas também pelas crianças, para a diversão no espaço de jogo e recreio, o Jardim da Portela encontrava-se num estado de degradação preocupante, admitindo-se mesmo a sua interdição por já não respeitar as condições mínimas de segurança para os seus utilizadores.

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Sintra chegou a um entendimento com a Câmara Municipal de Sintra para a execução da empreitada de revitalização do Jardim da Portela. A Câmara assume a maior fatia dos trabalhos em parceria com a Junta de Freguesia, de modo a devolver qualidade e segurança ao Jardim da Portela. Assim, para além de uma intervenção ao nível dos pavimentos mais degradados, será substituído todo o mobiliário urbano (bancos, mesas e papeleiras), reforçada a iluminação pública, renovada a vedação do campo de jogos e recuperados todos os muros, muretes e corrimãos. Os sanitários públicos serão também requalificados e como forma de evitar atos de vandalismo, as suas paredes serão decoradas com pinturas de arte urbana a cargo de artistas concelhios.

A par com a poda de algumas árvores, será também reformulada toda a vegetação nas encostas do parque e junto aos passeios, eliminando a ocultação do interior do recinto, reforçando assim a segurança de utentes, transeuntes e moradores.

O espaço infantil de jogo e recreio também será melhorado e requalificado, tal como os acessos aos equipamentos de ginástica ali implantados.

Em estudo está também a possibilidade de instalação de um quiosque com esplanada no interior do recinto.

Estas obras, iniciadas no início do mês de outubro, deverão estar concluídas ate final do ano.

De referir que esta intervenção visa permitir a utilização do recinto até à conclusão do estudo de viabilidade para um projeto mais ambicioso para o local, anunciado pela Câmara Municipal de Sintra.