CAMPANHA LAÇO AZUL NA U.F. SINTRA

O mês de Abril é o ‘Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância’.

Com o objetivo de sensibilizar a população para esta questão, a União das Freguesias de Sintra implantou três Laços Azuis na sua sede e nas delegações de São Pedro de Sintra e Várzea de Sintra.

Para tal, o Pelouro de Intervenção Social lançou o desafio a três instituições da área da deficiência para, com os seus utentes, elaborarem as peças agora expostas. Assim, em São Pedro temos o trabalho dos utentes do CECD Mira Sintra, na Várzea de Sintra o Laço Azul é da Cercitop e na sede, na Estefânea, a peça exposta é da Quinta Essência.

A Campanha do Laço azul é assinalada mundialmente, pretendendo promover a proteção das crianças contra os maus tratos na infância.

Esta campanha teve início na Virgínia, nos Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie Finney, perdeu os dois netos, vítimas de violência. Para expressar a sua dor e revolta, esta avó, amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o objetivo de chamar a atenção de todos para esta tragédia.

O azul simbolizava a cor das lesões e servia-lhe como um lembrete constante da sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.