SETE MIL ESCUTEIROS COMEMORAM DIA DE S. JORGE EM SINTRA
Sociedade

SETE MIL ESCUTEIROS COMEMORAM DIA DE S. JORGE EM SINTRA

Cerca de 7000 escuteiros da região de Lisboa, com idades compreendidas entre os 6 e os 22 anos, vão comemorar em Sintra, a 22 de Abril, o dia de S. Jorge, padroeiro do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

As atividades têm início na Escola EB I D. Carlos I pelas 10h00, numa eucaristia presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, e culminará numa cerimónia de encerramento, na mesma escola, às 17h00.

Esta comemoração anual reúne escuteiros por todo o país, com o objetivo de celebrar, não só uma data importante, mas também os princípios e valores preconizados por este Santo Cavaleiro, que derrotou o Dragão e se converteu ao cristianismo apesar de todas as torturas a que foi sujeito.

Assim, este ano a Região de Lisboa, em conjunto com o Núcleo Serra da Lua do CNE, escolheu a Vila de Sintra para realizar várias atividades de acordo com as quatro faixas etárias em que se desenvolve o seu programa educativo.

O tema deste ano é «À Descoberta da Cidade» e está inserido no tema anual, onde são debatidos os problemas que afetam as cidades no seu termo mais lato (polis). Deste modo, os temas a trabalhar são os da sustentabilidade, trânsito, ecologia, energia, cidadania, civismo, associativismo, etc.

Os elementos das três faixas etárias mais novas – 2000 lobitos, com idades dos 6 aos 10 anos; 2350 exploradores, com idades dos 10 aos 14 e 1700 pioneiros, dos 14 aos 18 – irão realizar jogos de vila, adequados às idades, pela Portela e pelo Centro Histórico, no sentido de descobrirem juntos como funciona a cidade.

Por fim, os mais velhos – cerca de 450 caminheiros – deslocar-se-ão à Serra de Sintra com o intuito de limpar caminhos e ajudar na erradicação de espécies de árvores infestantes que teimam em concorrer com a flora autóctone.
Fonte: cm-sintra.pt