Bloco de Esquerda Vozes da Assembleia

UF Sintra: Moção aprovada para melhorar circulação dos autocarros na Portela

A necessidade de requalificar o Interface do Portela e o Largo Vasco da Gama têm sido motivo de discussão nesta Assembleia de Freguesia.Enquanto tal não acontece, o Bloco defendeu medidas pontuais que respondam a alguns dos problemas mais prementes, como a supressão de alguns lugares de estacionamento junto às paragens de autocarros e melhorias da sinalização, numa praça onde não costuma faltar estacionamento.Leia a moção na íntegra aqui:
UF Sintra: Moção aprovada para melhorar circulação dos autocarros na Portela

A necessidade de tornar o Interface do Portela num espaço digno para a prestação de serviços de transporte de passageiros e de requalificar o Largo Vasco da Gama para o tornar aprazível têm sido motivo de discussão nesta Assembleia de Freguesia.

Enquanto tal não acontece, o Bloco defendeu medidas pontuais que respondam a alguns dos problemas mais prementes, nomeadamente as dificuldades de manobra e estacionamento de autocarros da Carris Metropolitana no chamado Interface Sul, sendo frequente encontrar autocarros estacionados em segunda fila na Rua Dr. Félix Alves Pereira, muitas vezes em cima da passadeira, ou mesmo a recuar em contramão na Rua Mário Costa Ferreira Lima para cederem passagem uns aos outros.

A Moção proposta pelo Bloco e aprovada por maior, apenas com a com a abstenção do Chega, defende a supressão de alguns lugares de estacionamento junto às paragens de autocarros e melhorias da sinalização, numa praça onde não costuma faltar estacionamento, permitindo melhores condições de circulação dos autocarros.

Leia a moçao na íntegra aqui:

MOÇÃO | Melhorar as condições de manobra e resguardo dos autocarros da Carris Metropolitana

A Carris Metropolitana é fundamental para a integração dos territórios da Área Metropolitana de Lisboa e para a mobilidade da população da nossa freguesia. Entendemos que a melhoria das condições do serviço é uma obrigação de todos Municípios que integram a rede da Carris Metropolitana, devendo estes tomar, sempre que necessário e em articulação com a operadora, a iniciativa de articular, propor e executar as medidas que no seu território fazem sentido.

A necessidade de tornar o Interface do Portela num espaço digno para a prestação de serviços de transporte de passageiros, cuidando do bem-estar e acessibilidade de quem recorre a estes serviços e garantindo condições dignas aos trabalhadores que os asseguram, tem sido amplamente discutido pela Assembleia da União das Freguesias de Sintra.

Entre os problemas que é possível identificar no local estão as dificuldades de manobra e estacionamento de autocarros da Carris Metropolitana no chamado Interface Sul, sito no Largo Vasco da Gama, sendo frequente encontrar autocarros estacionados em segunda fila na Rua Dr. Félix Alves Pereira, muitas vezes em cima da passadeira, ou mesmo a recuar em contramão na Rua Mário Costa Ferreira Lima para cederem passagem uns aos outros.

Nada disto é dignificante para a nossa Freguesia e para a Portela de Sintra enquanto ponto central da rede de transportes, como destino, ponto de partida ou local de ligação/transbordo. E em nada contribui para as que pessoas que por aqui vivem e passam possam disfrutar o Largo Vasco da Gama ou aproveitar do comércio local.

Embora já tenham sido feitos alguns ajustes pontuais no local, com supressão de lugares de estacionamento e realinhamento de lancis, há ainda alguns constrangimentos que dificultam a manobra e circulação dos autocarros.

Sendo o reordenamento total do Largo uma promessa sem data de conclusão devido aos atrasos nas obras do SMAS, é possível tomar outras medidas pontuais com forte impacto na fluidez do trânsito, nomeadamente através da supressão de mais alguns lugares de estacionamento numa praça onde este não costuma faltar e da melhoria da sinalização de uso exclusivo de autocarros em algumas zonas.

Assim, a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, reunida a 7 de fevereiro, recomenda ao Executivo que:

1 –  Articule com a Câmara Municipal de Sintra a possibilidade de rever o ordenamento dos lugares de estacionamento de forma a permitir que os autocarros da Carris Metropolitana possam manobrar em segurança, para si e para os peões, e que possam fazer os seus resguardos fora da via principal. Em particular propõe-se, entre outras medidas que possam vir a ser identificadas:

1.1. – Suprimir os 3 lugares de estacionamento na Rua Mário Costa Ferreira Lima que estão no enfiamento das paragens de tomada e largada de passageiros e que são fundamentais para a manobra dos autocarros (ver imagem em baixo);

1.2 – – Suprimir os 7 lugares de estacionamento na Rua Mário Costa Ferreira Lima que estão entre a estação, em frente aos locais de tomada e largada de passageiros, e o acesso à estação, fundamentais para as manobras, mas também para resguardo dos autocarros (ver imagem em baixo);

Celina Santos - Bloco de Esquerda
Celina Santos – Bloco de Esquerda

2 – Proceder à sinalização vertical e horizontal do local para deixar clara a utilização exclusiva de estacionamento para autocarros nestes locais e aumentar a vigilância.

Caso seja aprovada, esta Moção deverá ser enviada para: Executivo Camarário de Sintra; Assembleia Municipal de Sintra; EMES, Presidentes de Junta do Concelho de Sintra; Carris Metropolitana e meios de comunicação social presentes no Concelho (a título informativo).

Sintra, 7 de fevereiro de 2024

A eleita do Bloco de Esquerda,